Siga-nos




Destaques

Educação inicia o ano letivo no dia 1º com aulas remotas

Nesta segunda-feira, dia 1º de fevereiro, cerca de 40 mil alunos da rede municipal de ensino iniciam, de forma remota, o ano letivo.

Ao todo, a rede de ensino de Rio Preto, possui 145 escolas e quase dois mil professores. Para garantir a segurança dos profissionais da comunidade escolar, a Secretaria de Educação de Rio Preto investiu R$ 512 mil na compra de itens de segurança exigidos pelos protocolos sanitários elaborados pelo Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus em consonância com exigências do Conselho Municipal de Educação, Conselho Estadual de Educação e o Fundeb.

Toda a rede de ensino retornará às atividades escolares: Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II. “Os professores irão trabalhar com os alunos de maneiras diversas. A secretaria de Educação disponibilizou diversas possibilidades de ensino remoto, como aulas pela TV, aulas por vídeo, materiais impressos, atividades pelo Whatsapp e outras ferramentas possíveis neste contexto de pandemia”, afirmou a secretária de Educação, Fabiana Zanquetta.

Além dos aspectos  pedagógicos, a Secretaria de Educação terá como foco o acolhimento e fortalecimento de vínculos com as famílias e os alunos. “Nas primeiras semanas de retorno às atividades escolares vamos iniciar o acolhimento das famílias e alunos. Precisamos saber como essas crianças estão, como os pais estão se sentindo. Sem esse acolhimento o trabalho pedagógico fica comprometido. Os professores precisam conhecer essas famílias para que possam saber as especificidades de cada aluno”, explicou a chefe da Coordenadoria Pedagógica da Secretaria de Educação, Deise Maciel.

Considerando as especificidades de cada território os professores poderão realizar esse acolhimento de diversas maneiras:

–  Ligação telefônica, mensagens via aplicativos, videochamadas, videoconferências;

–  Atendimento presencial individualizado às famílias, respeitando-se os protocolos sanitários;

–  Reunião de pais realizadas de forma remota, ou presencialmente com até 25 pessoas, em espaço aberto, desde que respeitados os protocolos sanitários;

– Envio de cartas A.R e outras correspondências às famílias;

“Será um ano letivo diferente, mas certamente muito proveitoso no ponto de vista pedagógico e emocional para nossos alunos. Estamos fazendo tudo o que podemos para receber alunos e professores da melhor maneira possível, mesmo que de maneira remota. Iremos em busca de cada aluno para que ele desenvolva as atividades propostas, nossa meta é não deixar nenhum aluno desamparado neste momento”, afirmou a secretária de Educação.

Projeto Educ Ação

Já no próximo dia 1º os professores poderão acompanhar as aulas pela televisão aberta. Em parceria com a TV Câmara a Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Educação, desenvolveu uma série de vídeos com conteúdos educativos para todas as fases de aprendizagem e irá disponibilizar o acesso pela TV.

O programa Rio Preto Educ Ação foi lançado em abril de 2020, com o objetivo de oferecer atividades educativas a serem desenvolvidas pelas famílias, enquanto os alunos estão em atividades remotas.

As aulas serão transmitidas de segunda a sexta-feira em três horários: 8h30 com reprise às 14h e às 20h30. A TV Câmara tem sinal aberto no canal 28.2 e também tem sua programação exibida no canal 4 da TV a cabo. Além disso, será possível assistir às aulas em qualquer horário por meio do youtube da TV Câmara (https://www.youtube.com/c/smeriopreto) e pelo site da Secretaria de Educação de Rio Preto (https://digital.educacao.riopreto.br).

A parceria com a TV Câmara foi um dos meios encontrados para levar ao maior número possível de pessoas os conteúdos complementares do Rio Preto Educ Ação.

Para a primeira semana, a Educação planejou conteúdos mais lúdicos e abrangentes, para todas as idades (veja a programação abaixo). Depois, cada dia da semana será dedicado a uma idade escolar, desde a Educação Infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental.

Confira a programação da primeira semana:

Segunda-feiraAberturaContação: “O grande rabanete”Brincadeira cantada: “Ciranda dos bichos”Pigmentação natural e produção artística a partir de KandinskyA importância da rotina de estudos na quarentena
Terça-feiraAberturaPílulas de Poesia:
– Convite – Girassol
– A língua do nhem
– Ser criançaBrincando com material reciclávelEsculturas de papelãoCuidados com o coronavírus
Quarta-feiraAberturaCordel: “Pedro Malasartes”Brincadeiras dançantesMondrian com massinhaCuidados com o corpo
Quinta-feiraAberturaLeitura: Felicidade ClandestinaBrincadeiras cantadasPintando os sonsCuidados com a alimentação
Sexta-feiraAberturaLeitura: “Sanduíche da Maricota”Brincadeiras de circuitoFazendo arte com PollockCuidar da mente

SERVIÇO

  • Onde assistir:

TV Câmara

De segunda a sexta-feira, às 8h30, com reprise às 14h e às 20h30

Canal 28.2 da tv aberta

Canal 4 da tv a cabo

  • Sites da Educação

Educação Digital: https://digital.educacao.riopreto.br

Canal do Youtube: https://www.youtube.com/c/smeriopreto

Facebook: https://www. facebook.com/smeriopreto

Da Redação

Continuar lendo
Comentar esta notícia

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.