Siga-nos




Cultura

Educadores de Rio Preto criam projeto de curadoria para livros infantis

Dois educadores da rede municipal de Educação de Rio Preto iniciaram, em março do ano passado, um projeto de contação de histórias e curadoria de livros infantis para todos aqueles que querem ter um encontro íntimo com os livros e suas infinitas narrativas.

A dupla, formada pelo coordenador pedagógico Rodrigo Azevedo e pela supervisora de ensino Vanessa Garcia, ambos da rede municipal de educação de Rio Preto, possui perfil em várias redes sociais, Instagram, Facebook e Youtube. De acordo com eles, a iniciativa tomou força após as restrições impostas pela pandemia do coronavírus, em março de 2020.

 “Iniciamos o projeto com contação de histórias motivados pelo início da pandemia, em março do ano passado. Depois percebemos que nosso trabalho poderia ir mais longe e passamos a dar curadoria sobre os livros infantis. Fazemos indicações para pais de alunos, professores e todos aqueles que pesquisam esse universo da literatura infantil”, afirma  Rodrigo.

Vanessa explica que o trabalho está pautado em dois pilares: formação literária e curadoria.

 “Nosso objetivo é formar leitores de todas as idades, através de oficinas e cursos, sendo que produzimos conteúdo com este foco. Além disso, temos um trabalho voltado à curadoria de livros para infância (para qualquer idade) por meio de indicações literárias, lives e sutilezas que, a partir dos nossos percursos, são compartilhados nas redes sociais”, conta ela.

Com esse trabalho, a dupla procura criar um espaço formativo para os profissionais da educação, famílias e todos os que se interessam por livros, potencializando encontros com a poesia dos livros ilustrados.

De acordo com eles, a paixão pelo livro ilustrado, o livro para a infância, surgiu há alguns anos. Os dois, a partir do trabalho realizado com as crianças, presenciavam a potência que os livros proporcionavam no cotidiano. Sempre conversavam sobre as grandes sacadas da ilustração e texto. Então eles passaram a fazer pesquisas buscando melhorar o repertório e encontraram diversas obras que marcaram a relação com a literatura.

“A partir daí, o livro ilustrado passou a fazer muito sentido para nós e de lá para cá nossa biblioteca só aumenta! Pensando em compartilhar tudo que conhecemos e aprender mais criamos o Sutilezas Poéticas e estamos nos aventurando nessa grande rede”, explicou Rodrigo.

Aos interessados em conhecer melhor o trabalho, a dupla faz um convite especial: “Então, para você que deseja conhecer um pouco mais o incrível universo do livro para a infância, que deseja estudar a formação de leitores, que queira criar na sua casa um ambiente leitor para as crianças (e para os adultos), este é o momento de conhecer o nosso trabalho”.

Links das redes sociais:

Youtube https://www.youtube.com/channel/UCO_9zaKGVAXE5B1WBw9Al1Q/featured

Facebook https://www.facebook.com/sutilezas.poeticas

Instagram https://instagram.com/sutilezas.poeticas

Sobre os autores do projeto:

Vanessa Garcia:

Pedagoga, mestranda em Educação pela USP, especialista em Artes-Manuais para educação. Atualmente atua como supervisora de Ensino na Rede Municipal de Educação de Rio Preto. Foi coordenadora pedagógica na mesma rede em escolas de Ensino Fundamental e Educação Infantil.

Rodrigo Azevedo

É pedagogo e mestre em Educação no Programa de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica da Unesp/Bauru. Atua como coordenador pedagógico na rede municipal de ensino de Rio Preto, onde também trabalhou como professor da Educação Básica I. 

Da Redação

Continuar lendo
Comentar esta notícia

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.