Connect with us

Cultura

Núcleos de Artes e Cultura recebem 893 inscrições

O primeiro ciclo de inscrições de 2021 para os Núcleos Municipais de Artes e Cultura, mantidos pela Secretaria de Cultura de Rio Preto, foi concluído na segunda-feira (8/3), com 893 matriculados. Por causa dos cuidados diante da pandemia, as inscrições foram realizadas exclusivamente on-line.

As aulas, com início na próxima semana (15/3), também serão realizadas de maneira remota, até que o retorno das atividades presenciais seja considerado seguro pelas autoridades de Saúde. Todos os cursos são gratuitos e acessíveis para crianças a partir de 7 anos, adolescentes e adultos, sem limitação máxima de idade para os participantes.

Os conteúdos abrangem diferentes níveis de conhecimento artístico, divididos em diversas turmas e horários, dando oportunidade a iniciantes ou a quem quer aprimorar-se na arte.

Mesmo com o prazo de inscrições encerrado, é possível obter informações sobre os cursos e como ocupar vagas disponíveis, pelo telefone da Casa de Cultura: (17) 3226-3366.

Linguagens artísticas

Os Núcleos de Artes e Cultura oferecem os cursos de artes plásticas (aquarela, pintura em tela e desenho de observação); dança (balé clássico, dança contemporânea, dança de salão, jazz e sapateado); música (bateria, instrumentos de sopro, instrumentalização para banda, piano, teclado, teoria musical, viola caipira, violão, violino e violoncelo), teatro (leitura dramática, produção, teatro infantil/juvenil/adulto) e literatura. Neste primeiro ciclo de inscrições, foram oferecidas 1.630 vagas, entre rematrículas e novas inscrições.

Os Núcleos administrados pela Secretaria de Cultura são: a Casa de Cultura Dinorath do Valle, o Núcleo Roberto Farath (Música e Artes Plásticas), o Teatro Municipal Nelson Castro (Teatro) e a Biblioteca Municipal (Literatura). As atividades presenciais com alunos, porém, estão suspensas durante a pandemia. 

Objetivos

O objetivo dos Núcleos é a formação em diferentes graus de pessoas interessadas em arte. A proposta é que a criança e o adulto optem pela modalidade, de forma livre, de acordo com seu gosto. O segundo objetivo é formar pessoas de maneira mais continuada. Existe uma integração entre os estágios e planos de aula, também entre os cursos e instrutores responsáveis pelas aulas.

A missão é fomentar a transformação das pessoas e o desenvolvimento de suas capacidades inventivas por meio da cultura e da arte, bem como contribuir para a formação de cidadãos conscientes do significado de suas vidas em sociedade. Trata-se de uma efetiva política pública de cultura à qual todo cidadão tem direito, além da oportunidade para iniciar ou aprimorar o contato com as artes, formando os mais diversos graus de pessoas interessadas nas linguagens artísticas. 

Núcleos Municipais de Artes e Cultura – Cursos e Vagas 2021

● Artes Plásticas – são as formações expressivas utilizando técnicas de produção que manipulam materiais para construir formas e imagens, revelando uma concepção estética e poética, aprendida na teoria e na prática, desenvolvendo-se técnicas e conhecimentos em aquarela, pintura em tela e desenho de observação.

Rematrículas e inscrições:- 165 vagas

● Dança – seu estudo e sua prática são a base de todas as modalidades de dança, desenvolvendo leveza, postura, musicalidade, fortalecimento da musculatura, consciência corporal, criatividade, alongamento, coordenação, motricidade entre outros.

Rematrículas e inscrições:- 565 vagas

● Literatura – técnicas de criação que podem ser usadas em toda a escrita literária. Conteúdos pensados e produzidos exclusivamente com exercícios e desafios de escrita provocados pelo instrutor. Indicado para quem quer aprimorar seu ofício ou para iniciar a vida literária, pois a troca de textos com o instrutor permite um olhar mais técnico e crítico de seu trabalho.

Rematrículas e inscrições:- 50 vagas

●Música – é considerada por diversos autores como uma prática cultural e humana. Não se conhece nenhuma civilização ou agrupamento que não possua manifestações musicais próprias.

Rematrículas e inscrições:- 590 vagas

● Teatro – é voltado ao exercício teórico e prático das dinâmicas e jogos teatrais pertinentes ao desenvolvimento criativo do não ator. Estimula a criatividade e a busca por novos aprimoramentos dentro das artes cênicas; desperta e estimula a criação individual e em grupo; auxilia na boa comunicação, na concentração e na autoconfiança; dissemina a ideia do coletivo e do processo colaborativo e de criação.

Rematrículas e inscrições:- 200 vagas

Total Geral: 1.630 vagas

Da Redação

Continue lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

EntreCidades Entrevista